top of page

1° Trabalho RCD1- Resenha do primeiro cap. livro Cibercultura de Pierre Lévy

  • Foto do escritor: Fernanda Morais
    Fernanda Morais
  • 7 de mar. de 2018
  • 3 min de leitura

Atualizado: 14 de mar. de 2018


ree

O 1° capítulo do livro Cibercultura (título original: Cyberculture) de Pierre Levy, começa com o título: "As tecnologias tem um impacto?" abrindo diversos questionamentos sobre este tema, o mundo digital e nossa percepção a respeito dele.

A tecnologia afetou o universo digital após os anos 2000 se tornando um fenômeno mundial, e cada dia as empresas avançam inovando com produtos, e novos questionamentos surgem. A tecnologia hoje, podemos dizer que é uma cultura, todo mundo tem uma forma de acesso a informática, e a cibercultura tem vários sentidos, sendo uma troca de informações entre a sociedade.

Um fato interessante é que o próprio autor levanta argumentos que prevê alguns acontecimentos que hoje ocorreram ou há de ocorrer.

Na introdução, o livro apresenta uma frase muito importante e argumentativa:

"A internet não promete que resolverá tudo em um passe de mágica, de todos os problemas sociais, culturais do planeta"(...) , abrindo uma questão pelo fato das pessoas depositarem todas as suas tarefas nas quais são importantes por meio da tecnologia, sendo que ela não resolverá todos os problemas que é imposto, exemplo: não podemos tapar o buraco na camada de ozônio por meio da tecnologia, ou, não podemos conseguir fazer parar com que as geleiras no Polo Norte derretam por causa do aquecimento global, mas acredito que possamos amenizar essa história se agirmos por nós mesmos, fazendo a diferença. Não digo que a tecnologia seja deixada de lado, ela é muito importante por que por meio dela podemos executar tarefas que antes não podíamos, é uma ferramenta digital complementar para o nosso desenvolvimento sendo indispensável nos dias de hoje, e existe um universo de possibilidades para o seu uso, sendo da de forma positiva ou negativa, abrangendo uma forma de comunicação imediata com o mundo, de modo que podemos dizer que a tecnologia são produtos de uma sociedade e de uma cultura, mas sempre deixando seu uso necessário em uma dosagem saudável.

Ela não pode ser considerada um autor anônimo, até mesmo tratado como um "ser", sendo que são pessoas que inventaram esse fenômeno técnico.

Para o autor a palavra impacto é inadequada, esta metáfora é criticável em vários sentidos, em meu ver esta palavra tem haver com o que vivenciamos nos dias de hoje, as pessoas estão mais focadas em um aparelho comunicável do que mesmo com as pessoas que estão a sua volta, seriamos nós "zumbis" daqui a alguns anos?, mas isso não é totalmente culpa dessa geração.

Ao ler a palavra impacto e relaciona-la com a tecnologia, me surge a questão sobre o lixo eletrônico, que mais uma vez na minha opinião tem a ver com a palavra impacto, mas isso é consequência do nosso agir, não há lugar para jogar o lixo fora, jogamos no planeta terra, nossa casa, há até mesmo lixo espacial na atmosfera, e isso pode gerar más consequências daqui a alguns anos, sendo sociais e geográficas, os impactos existem, sendo ela negativas e positivas.

Assim como diz o fragmento extraído do texto: "Por detrás das técnicas agem e reagem ideias, projetos sociais, utopias, interesses econômicos, estratégia de poder, toda a gama dos jogos dos homens em sociedade ", realmente quando se diz que por detrás de todo este fenômeno há muita coisa envolvida. A emergência do ciberespaço como diz Pierre, acompanha, traduz e favorece uma evolução geral da civilização.

A tecnologia, ou assim traduzida como ciberespaço, pode mudar nossa forma de ver as coisas, bombardeando-nos todos os dias com inúmeras informações novas, assim, a inteligência coletiva favorece a cibercultura, sendo até mesmo um veneno como diz o texto, para aqueles que dela não participa, mas com o questionamento, ninguém consegue participar completamente de tão vasta e multiforme que é.

Resenha do 1° capitulo do livro Cibercultura do autor Pierre Lévy
Obra publicada pela Editora 34
1° edição 1999.

Comments


 
 
Arquitetura
e Urbanismo

  Blog de Arquitetura e Urbanismo

Desenvolvido por Fernanda Morais

                    2018

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
bottom of page